Terapia Sistêmica

Experiências traumáticas são desagradáveis experiências emocionais de tal intensidade que deixam marcas duradouras na mente do individuo. Estudos Psiquiátricos e Neurocientificos têm comprovado que as experiências traumáticas ocorridas ao longo da vida de um individuo quase sempre geram manifestação de sintomas do aparelho psíquico que são normalmente representados no corpo, podendo tornar-se até males psicossomáticos

Muitas pessoas sofrem intensamente em conseqüência de eventos traumáticos, que mesmo inconscientes perturbam lhes a funcionalidade mental, relacional e até produtiva.

Diversas terapêuticas têm sido empregadas no tratamento de traumas e apesar de sua relativa eficácia, algumas delas podem exigir acompanhamento por prazo extenso e indeterminado ou não possuem instrumentos que possibilitem uma avaliação objetiva de resultados, o que muitas vezes frustra não só os indivíduos a elas submetidos, mas também os profissionais que as utilizam.

O psicólogo americano Dr. Roger J. Callahan dedicou-se nos últimos 25 anos, a pesquisas sobre a origem psicológica de vivências traumáticas nas pessoas ao longo da vida.

Através de seus estudos e experimentos pôde comprovar que os traumas mentais se manifestam somaticamente no corpo do individuo por meio de “marcas emocionais”.

Associando seus conhecimentos de Psicologia e Fisiologia (sinergia, sinestesia e cinesiologia) Dr. Roger desenvolveu uma técnica terapêutica composta de estímulos táteis em diferentes pontos do corpo que se comprovou eficaz apresentando alivio regressão e desaparecimento dos incômodos.

Esta técnica chamada de Thought Field Therapy – Terapia de Campo do Pensamento é um trabalho realizado através de estímulos táteis (TAPPING – bater levemente) a serem aplicados em diferentes pontos do corpo pela própria pessoa, sob a orientação do terapeuta TFT.

O TAPPING orientado e aplicado em determinadas áreas do corpo definidas a partir das linhas dos meridianos, em conjunção com técnicas de ampliação de consciência e foco na questão traumática a ser trabalhada, provocam a sensibilização e conseqüentemente a dessensibilização dos pontos que guardam as marcas desses traumas.  Com isso, desatam-se os “nós” criados pelas vivencias traumáticas possibilitando a melhoria significativa do paciente e por conseqüência a cura de tais sintomas.

É preciso ver e cuidar das pessoas como um todo: mente e  corpo, uma vez que eles são indissociáveis.

Dr. Roger Callahan, observou que o efeito do TAPPING ajuda pessoas a se desvencilharem de sintomas tais como: fobias, depressão, tristeza, ansiedade, angustia, pensamentos perturbadores, dores crônicas, enxaquecas, TDAH, estresse, confusão mental, raiva, constrangimento, TOC, vícios, desejos viciantes, excesso de peso e várias outras questões psicológicas, possibilitando uma vida mais saudável.

Esta técnica também tem sido utilizada como coadjuvante no tratamento de pessoas em quimioterapia, ajudando-as a tolerar melhor os efeitos colaterais da medicação bem como manterem-se mais tranquilas, o que segundo estudos, pode aumentar a recuperação do câncer bem como evitar a reincidência do mesmo.

Uma vez que o terapeuta TFT apenas orienta verbalmente o paciente, esta técnica pode ser realizada através do telefone e Skype.

Aqui mais informações sobre algumas das práticas utilizadas na Terapia Sistêmica:

O Brainspotting é um método de tratamento enfocado, forte e poderoso que funciona ao identificar, processar e liberar as fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores.

A PNL é como usarmos a linguagem da mente para consistentemente alcançar nossos resultados desejados e específicos. Ou seja, por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e, consequentemente, os resultados que alcançamos em nossas vidas.

A Psicanálise é uma teoria que tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos e sentimentos são regidos por desejos inconscientes. Para analisar os conteúdos inconscientes, devemos acessar os instintos, anseios e impulsos que fornecem a energia para as ações.

Com o TFT é possível tratar experiências desagradáveis, muitas vezes em questão de minutos, traumas de longa data, ansiedade, medos, raiva, culpa, mágoas, dores físicas, depressão, entre outros, de forma não invasiva, sem efeitos colaterais, autoaplicável e comprovado cientificamente.