O complexo de inferioridade, também conhecido como baixa auto-estima, é uma grande questão para milhares e milhares de pessoas que sofrem terrivelmente.

Este sentimento de inadequação, de não pertencimento, da falta de apoio, reconhecimento, compreenssão tem sua fundação na infância, quando começaamos a desenvolver auto confiança.

Milhares precisam da aprovação dos outros para se sentirem seguras e capazes de desempenhar tarefas, quaisquer que sejam, e assim desenvolvem uma necessidade de agradar os outros, pois em sua fantasia, eles irao ser aceitos, amados e reconhecidos, pelo simples fato de estarem agradando os outros.

Cria-se um personagem, uma fantasia que a pessoa é o que os outros gostariam que ela fosse, e isto somente reforçaa o sentimento de inferioridade, uma vez que elas não fazem para si mesmas, mas para uma fantasia e, por consequência manter-se-ão insatisfeitas. É comum também desenvolver raivas por não ter reconhecimento de tudo que fazem pelos outros. Jamais estarão plenas e felizes se não fizerem contato com este lugar, o complexo de inferioridade e trabalhar sua autoestima. Somente após este processo ela poderá construir confiança e independência de fantasias tão limitadoras do viver.

Leia mais no Texto da Mariane Montedori disponível aqui.